Sede da mais antiga universidade de Portugal, Coimbra será palco, no dia 02 de Outubro, para o «V Roteiro Turístico para Imigrantes» promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis para a população imigrada do concelho.
O mosteiro de Santa Cruz, a Universidade de Coimbra, a Sé Nova, as Escadas Monumentais e o Jardim da Sereia são alguns dos monumentos que integram a visita à cidade de Coimbra.
O projecto, que decorre desde 2007, integra o Plano de Acção Migração, também designado por «Roteiro Turístico para Imigrantes», e tem como objectivo a promoção do conhecimento do património e da cultura portuguesa através de visitas a locais de interesse histórico e cultural.
A iniciativa pretende ainda promover melhorias ao nível da integração sociocultural, abordar a diferença cultural tendo em vista a compreensão da diversidade e identidades, bem como fomentar o convívio intercultural.
A autarquia, através do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (Claii), criou para o efeito vários roteiros anuais envolvendo os principais centros turísticos do país.
Além de Oliveira de Azeméis já se realizaram viagens a São João da Madeira, Porto e Aveiro.
O roteiro é uma forma de combater o isolamento a que geralmente os imigrantes estão sujeitos por força do desenraizamento.