A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai lançar o projeto «Uma voz por um sorriso», dirigido à população sénior do concelho em risco de isolamento social, com recurso ao voluntariado.
«O projeto, no âmbito do programa municipal do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, tem como principal objetivo a implementação de uma rede de contactos telefónicos regulares entre os jovens e os idosos», afirmou o presidente da autarquia.
Segundo Hermínio Loureiro, «a prestação do serviço pretende quebrar o afastamento social dos seniores que estão dependentes de outrem, sem suporte familiar e institucional, ao promover o voluntariado de proximidade».
«Uma voz por um sorriso» vai ser coordenado pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis em cooperação com a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa.
O protocolo de cooperação será assinado em setembro próximo e permitirá o prolongamento do projeto até agosto de 2013.
Os jovens estudantes de enfermagem inscritos no projeto vão beneficiar de formação teórico-prática sobre a temática do voluntariado.
De acordo com os censos 2011, no concelho de Oliveira de Azeméis encontram-se 1748 idosos a residir completamente sós.
Neste sentido, «Uma voz por um sorriso» quer ser uma «resposta aos desafios do século XXI evitando uma maior degradação no relacionamento entre gerações», disse a vereadora da ação social.
Para Gracinda Leal, «o projeto contribuirá para promover a solidariedade ao combater situações de solidão e ao construir verdadeiras redes de proximidade e de afetividade».