Durante três dias o pavilhão municipal António Costeira serviu de palco central para a divulgação de ações de âmbito social e para a reflecção sobre temas ligados a várias áreas de intervenção no âmbito da III Edição do «Azeméis é Social».
O evento procurou ser um grande fórum de promoção de hábitos de vida saudável ao fomentar o envolvimento ativo de todos os agentes sociais.
Dividida em três áreas temáticas «o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro», a edição deste ano, que integra o Programa Municipal do Ano Europeu para o Desenvolvimento, pretendeu «reforçar a cooperação entre a comunidade e as instituições para melhor ultrapassarem os problemas», afirmou a responsável da ação social, Gracinda Leal.
Segundo a autarca, «quisemos que todos os agentes envolvidos sentissem a importância da sua ação nesta iniciativa».
A vereadora explicou que «a grande aposta da autarquia vai no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos os oliveirenses e, por esse motivo, faz todo o sentido a realização desta mostra social do concelho de Oliveira de Azeméis».
«É necessário passar de comunidades envelhecidas e tristes para comunidades jovens e alegres, fermento na sociedade. E, por esse motivo, cabe a cada um de nós colaborar neste desígnio, esforçando-nos por conhecer e participar neste setor solidário».
Durante os três dias de mostra estiveram em destaque workshops sobre alimentação saudável, um show cooking sobre «reaproveitamento alimentar», informação sobre a nova nota de 20 Euros e aulas de ginástica localizada.
A edição 2015 do «Azeméis é Social» incluiu também a entrega de prémios de mérito social, uma sessão temática do Conselho Local de Ação Social; e vários espaços: infantil, de criação, de sensações, de projetos, de solidariedade, de emprego e de empreendedorismo, visando um desenvolvimento social mais integrador.