No mês dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância, através da campanha do Laço Azul, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal, Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação, Agrupamentos de Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Oliveira de Azeméis, preparou um conjunto de atividades a decorrer ao longo do mês de abril, destinadas a toda a comunidade.
As iniciativas de consciencialização para a proteção das crianças contra maus--tratos estão associadas à Campanha do Laço Azul, que nasceu em 1989, nos E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A intenção de Bonnie Finney foi a de mostrar como a preocupação de um simples cidadão pode alertar a consciência de todos para os maus-tratos contra as crianças e para a prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.
Bonnie Finney viu os seus netos serem vítimas de maus-tratos severos que levaram à morte de um deles.
Com estas iniciativas pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.