O fórum «A intervenção dos jovens na construção social» deu início à iniciativa «Azeméis é Social» que está a decorrer até este domingo no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.
A palestra, seguida atentamente pela vereadora da acção social, Gracinda Leal, juntou duas centenas de jovens das escolas secundárias Soares Basto, Ferreira de Castro e Fajões para ouvirem e interagirem com o professor Fernando Batista, licenciado em ciências religiosas pela Universidade Católica Portuguesa.
Num discurso simples e sustentado em exemplos em diversas áreas, o orador transformou a palestra numa «aula» de como deve ser encarada a vida e a forma como os jovens devem posicionar-se perante os desafios que lhes são colocados. «A vida é uma constante decisão de ser feliz», afirmou o professor que lecciona na escola secundária de Vagos.
O palestrante recusou fatalismos e visões negativistas do mundo e apresentou aos jovens presentes a perseverança, a luta e a força de acreditar como as armas para derrotar os medos e vencer na vida.
O professor de Vagos deu o exemplo de algumas figuras públicas para incentivar os jovens a não desistirem e a procurarem a felicidade e o sucesso.
«Vivam a magia do momento presente. Construam a vida a cores e ofereçam valores uns aos outros», disse, procurando transmitir energia positiva e alertar para as vantagens de se «pensar de forma positiva».
Segundo Fernando Batista, «a força para se vencer barreiras está dentro de cada um, é uma questão de motivação e de acreditar».