Centenas de idosos das freguesias de S. Martinho da Gândara, Cucujães, S. Roque, Loureiro, Madail e Santiago de Riba-Ul foram sensibilizados para a forma como devem atuar perante situações de furto, burlas e agressões.
A ação, a primeira de três, insere-se no plano de ação da área sénior e destinou-se a transmitir aos idosos noções básicas de segurança.
«A iniciativa, desenvolvida em parceria com o destacamento da GNR de Oliveira de Azeméis, é importante porque vai apetrechar as pessoas idosas com conhecimentos que podem ser aplicadas no seu dia-a-dia de forma a prevenir situações de risco como furtos e burlas», afirma a vereadora da ação social da autarquia, Gracinda Leal.
«Pessoas informadas estarão mais seguras e prevenidas», acrescentou.
As sessões de esclarecimento, que envolverão idosos das 19 freguesias do concelho, permitirão criar condições de segurança a um dos grupos sociais mais vulneráveis.
A primeira sessão levou até às instalações do auditório do Centro Cultural de Cucujães três elementos da GNR para fornecer conselhos com o objetivo de prevenir a criminalidade junto dos idosos, dentro e fora das habitações.
As medidas de proteção incluíram alertas sobre a forma como os burlões e os larápios atuam e as respostas que devem ser dadas de forma a minimizar ou a evitar a atuação dos criminosos.
Os conselhos foram no sentido dos idosos dificultarem a vida aos infratores da lei através de alguns gestos tão simples como estes: não confiar em estranhos bem-falantes e com boas intenções fazendo-se passar por falsos funcionários da segurança social, CTT ou de instituições bancárias, alertar sempre a autarquia ou a GNR para situações que pareçam duvidosas.