“A Hora das Tartarugas” promove inteligência emocional

Data: 04/07/2017

Terminou mais uma edição do projeto “ A Hora das Tartarugas”, inserido no programa “Educar, Prevenir e Agir” (EPA), ano de 2016/2017.

O projeto da autarquia que se destina a desenvolver a Inteligência Emocional das crianças levando-as a compreender, a usar e a regular as suas emoções e afetos de uma forma natural através de alguns exercícios práticos para cada habilidade emocional, abrangeu uma centena de crianças do Centro Infantil de São Roque, Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho e Obra Social de São Martinho da Gândara.

O objetivo foi o de ajudar estas crianças, com cinco anos, a crescer emocionalmente contribuindo para o seu bem-estar físico e mental, ajudando a relaxar e a expressar emoções.

As IPSS abrangidas nesta edição, estiveram representadas na sessão de encerramento, com uma participação bastante entusiasta de 45 "tartaruguinhas", pais, mães, irmãos e 4 educadoras.

Todos foram consensuais na avaliação deste programa, manifestando o reflexo positivo em termos emocionais, comportamentais, autoconceito e autoestima dos grupos trabalhados.

“Quanto ao grupo e, relativamente ao autoconceito, as crianças apresentam melhoria na autorregulação face a uma contrariedade, respondendo de forma mais positiva aos interlocutores. No que toca às relações sociais, cooperam, partilham e respeitam mais o outro – o seu trabalho, a sua opinião, a sua vez, elogiando e imitando, frequentemente, os comportamentos dos pares.” Centro Infantil de S. Roque

“Quero aproveitar para agradecer o carinho e a ternura que a Cristina e a Wendy sempre nos dedicaram em todas as sessões”. Infantário da Santa Casa da Misericórdia de OAZ

“De uma forma geral, considero que foi uma atividade bastante positiva para o grupo e eles gostaram muito. Estavam sempre a perguntar quando é que as Tartarugas vinham???”  CAF Pinto Carvalho

“Gostamos muito, gostamos dos jogos e foi divertido, ficamos calmos e em paz, gostamos de fazer os relaxamentos e ficar calmos!” Obra Social S. Martinho.

O balanço deste projeto, este ano quinzenal e com sessões presenciais nas quatro IPSS, foi extremamente positivo, refere a equipa técnica. Segundo esta, “crianças emocionalmente inteligentes são crianças mais seguras na procura de soluções para os seus problemas, bem como na adversidade. Ao permitirmos que as crianças desenvolvam a sua Inteligência Emocional estamos a dar-lhes a oportunidade de crescerem de forma saudável e tranquila, vacinando-as contra possíveis perturbações de foro psicológico, como depressões, ansiedades ou outras, fomentando uma personalidade sólida e significativamente mais impermeável a eventos críticos.