As alterações à lei da nacionalidade (lei orgânica 2/2006) estiveram em análise numa sessão de esclarecimento promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de Oliveira de Azeméis.
«A iniciativa, prevista no plano de acções do CLAII, teve como objectivo sensibilizar e dar a conhecer as alterações a que a lei da nacionalidade foi submetida», disse a vereadora, Gracinda Leal.
A responsável da acção social considerou «fundamental a integração e o esclarecimento dos imigrantes no que diz respeito aos direitos e deveres que lhes assistem».
A sessão, que contou também com a formadora do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural I.P. (ACIDI,I.P.), Maria Paula Oliveira decorreu da preocupação da autarquia na integração social da população imigrante na comunidade oliveirense e portuguesa.
Perante uma plateia de meia centena de participantes, incluindo imigrantes, foram abordados os critérios de atribuição e aquisição da nacionalidade e as respectivas estratégias de actuação por parte do imigrado.
Os CLAII são espaços de acolhimento, informação e apoio descentralizado, que têm como objectivo ajudar a responder às questões e problemas que se colocam aos imigrantes, independentemente da nacionalidade, etnia ou religião.