O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, considerou «muito positivo» o balanço da semana «Azeméis é social» que decorreu no pavilhão municipal.
«Foi uma semana intensa de trabalho e de estudo onde foram abordadas várias temáticas sociais», afirmou o autarca durante a cerimónia de encerramento.
«Foi uma semana feliz de um município que continua a apostar nas políticas sociais procurando ajudar aqueles que menos têm e aqueles que mais precisam», disse acrescentando que «a mostra social e voluntária ofereceu à população um conjunto de espectáculos e eventos de qualidade».
«É fundamental adoptar políticas preventivas em detrimento das reactivas», disse, defendendo que «só é possível ter sucesso se trabalharmos em parceria com as autoridades, as instituições, as juntas de freguesia e o governo».
A iniciativa «Azeméis é social», que decorreu entre os dias 17 e 23 de Outubro, «abrangeu um conjunto de momentos de envolvência e coesão social», disse a vereadora Gracinda Leal.
Para a responsável do sector social, «os sete dias de iniciativas cumpriram o objectivo participar, inovar, envolver e desenvolver socialmente o município».
«Foi uma semana muito rica ao nível social, cultural e de voluntariado das associações que evidenciaram as potencialidades existentes no concelho».
O evento apresentou-se como um grande fórum de promoção das respostas sociais e, ao mesmo tempo, de reflexão e envolvimento activo dos agentes sociais e da sociedade tendo em vista uma acção mais eficaz e adequada aos novos desafios.
Nesta edição estiveram em destaque temáticas ligadas à inclusão, empreendedorismo, inovação, juventude, multiculturalidade, igualdade de direitos na família, voluntariado e promoção social dos idosos.
A edição 2011 do «Azeméis é Social» incluiu, também uma mostra social e de voluntariado, exposições, espectáculos, workshops, seminários, debates, entrega de prémios de mérito social, espaços de solidariedade e saberes visando um desenvolvimento social mais integrador.
A sessão de encerramento contou ainda com a entrega de lembranças aos casais que comemoravam 50 anos de matrimónio, uma cerimónia marcada, da parte da manhã, pela eucaristia na igreja matriz de Oliveira de Azeméis e um almoço no hotel Dighton.