As comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre as Gerações iniciam-se em Oliveira de Azeméis a 24 de Fevereiro.
O programa municipal inclui a realização de 11 ações até Dezembro e a emissão do passaporte sénior, um documento destinado a estimular o envolvimento dos seniores nas atividades culturais, recreativas e desportivas com as quais a autarquia vai comemorar a data.
O funcionamento do passaporte é simples: em cada atividade em que o idoso participe o passaporte é carimbado e, no final do programa, os seniores que apresentarem o passaporte carimbado nas 11 iniciativas receberá um diploma de mérito e de participação, ficando habilitados à atribuição de prémios que serão entregues na sessão de encerramento do Ano Europeu, no dia 01 de Dezembro.
O passaporte destina-se a seniores inscritos no Programa Desportivo Viver Melhor, beneficiários do Cartão Municipal do Idoso e a pessoas com mais de 65 anos residentes no concelho.
Segundo a autarquia, o passe visa «envolver o maior número de seniores nas atividades a desenvolver ao longo do ano, proporcionar um envelhecimento pró-ativo, melhor qualidade de vida e promover a interação e o contacto entre os seniores e as gerações mais novas fomentando a adaptação a novas vivências e a construção de pontes para a transmissão de valores e saberes».
O programa do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre as Gerações tem início a 24 de Fevereiro e termina a 01 de Dezembro envolvendo a realização do colóquio «Rejuvenescer ou envelhecer: práticas de envelhecimento ativo», desfile de moda intergeracional, tarde de talentos, masterclasses avós e netos, Programa «Ir mais Longe», tarde dançante, IX Olimpíadas Seniores Intermunicipais e sessão do projeto Tardes Maiores «Direitos das Pessoas Idosas».