Sensível às dificuldades com que muitos munícipes se confrontam no dia-a-dia, o município de Oliveira de Azeméis propõe-se a atribuir o selo «Azeméis Integra» a estabelecimentos e equipamentos públicos.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os responsáveis, particulares e público em geral, dos equipamentos que recebem público para as matérias da acessibilidade e da inclusão social.
Desta forma, reconhece e referencia os espaços que estão dotados de condições de acessibilidades constituindo um incentivo à eliminação das barreiras arquitetónicas.
«Acreditamos que é possível desenhar e equipar espaços sem barreiras», afirmou a vereadora da ação social, na sessão pública de divulgação do Selo.
Segundo Gracinda Leal, «o município tem eliminado as barreiras arquitetónicas em espaços públicos no sentido de atuar na promoção das acessibilidades.
O selo, com três níveis de classificação de acordo com a adaptação executada, visa o reconhecimento da existência de condições para o usufruto universal e integrado de pessoas com deficiência.
A primeira distinção será atribuída a partir do dia 03 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência).