A vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis entregou um conjunto de materiais didáticos à Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) - Aveiro Norte, um grupo de profissionais responsáveis por apoiar crianças e respetivas famílias em situação de risco grave de atraso de desenvolvimento.
De acordo com Gracinda Leal, «é fundamental reunir esforços no sentido de ajudar e colaborar com a ELI».
«Os jogos são promotores de aprendizagem e importantes para a estimulação cognitiva, pelo que a autarquia estará sempre disponível a cooperar para o bem-estar físico, social e mental das crianças», afirmou.
A ELI está integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), o qual tem como objetivo dar apoio às crianças, bem como às respetivas famílias, em situação de risco e cujo contexto educativo está integrado nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e S. João da Madeira.
A equipa engloba um leque alargado de profissionais, desde médicos, enfermeiros, educadores e técnicos de serviço social que, diariamente, acompanham, avaliam, apoiam e implementam estratégias capazes de contribuir para o desenvolvimento harmonioso da criança.
No ano de 2012 foram referenciados 35 crianças com atraso no desenvolvimento. Este ano (2013), os técnicos intervêm em 29 casos.
Importa referir que o SNIPI funciona através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Educação e da Saúde, conjuntamente com o envolvimento das famílias e da comunidade.