A Câmara de Oliveira de Azeméis anunciou a atribuição do prémio Drª Leonilda Aurora da Silva Mato, no decorrer da mostra «Azeméis é social» que encerra este domingo, no pavilhão municipal.
A iniciativa pretende homenagear a comendadora, falecida a 16 de Maio, dia em que se comemorou a elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, «distinguindo iniciativas que contribuam para edificação de uma cultura pautada pela excelência em matéria de intervenção social», afirmou Gracinda Leal, responsável pela acção social.
A atribuição do prémio no valor de cinco mil euros tem como objectivo mobilizar todas as entidades para que dediquem parte das suas energias no combate à pobreza e à exclusão social ao contribuir para o aparecimento de projectos inovadores de promoção do desenvolvimento social local.
São susceptíveis de admissão as pessoas colectivas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e que actuem no concelho de Oliveira de Azeméis.
Os interessados deverão apresentar as suas candidaturas entre 01 de Janeiro e 31 de Maio de cada ano.
A apresentação do prémio foi seguida da formalização de um protocolo com o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que, de acordo com a vereadora, Gracinda Leal, «é uma mais-valia para o trabalho desenvolvido em termos de redefinição de caminhos de actuação».
«Este protocolo pretende criar parceiros que permitam a melhoria da acção e intervenção da Rede Social no território», esclareceu.