A câmara de Oliveira de Azeméis e a Escola Superior de Enfermagem rubricaram um protocolo de colaboração que permitirá o alojamento temporário de estudantes guineenses carenciados em instalações cedidas gratuitamente pela autarquia.
«Este acordo é importante porque era uma necessidade sentida já há muito tempo para podermos acolher alunos provenientes de outros países com dificuldades económicas», afirmou o diretor da escola, Henrique Pereira, após rubricar o acordo com a autarquia a quem agradeceu o apoio na pessoa da vereadora da ação social, Gracinda Leal.
«Temos um outro projeto que gostaríamos de concretizar que é a construção de uma residência para estudantes», acrescentou, mostrando abertura para outras parcerias com a autarquia que reforcem o papel da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «foi dado mais um passo na afirmação do ensino superior em Oliveira de Azeméis».
«Estamos a criar condições para que a escola aumente a sua oferta educativa e, simultaneamente, a contribuir para o aprofundamento da relação com a lusofonia», disse.
«Com a assinatura do protocolo estamos a cumprir a nossa missão de responsabilidade social e a colaborar para que a Guiné-Bissau tenha, no futuro, técnicos qualificados para desempenharem as suas funções», explicou.
Hermínio Loureiro elogiou «a visão estratégica» de Henrique Pereira, sublinhando «ser uma honra para o executivo ter um parceiro como a Escola Superior de Enfermagem».
Segundo o protocolo assinado, caberá à escola garantir a listagem atualizada dos estudantes beneficiários bem como as condições de conservação, utilização e segurança das instalações situadas na urbanização de Lações.
As instalações destinam-se ao alojamento temporário de alunos com comprovada carência sócio-económica e enquadrados em medidas de intercâmbio com outras instituições internacionais.
O acordo reserva à Escola Superior de Enfermagem a realização das obras necessárias para manter em bom estado de conservação do apartamento, além do pagamento das despesas de energia elétrica, água e limpeza.