A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está a dinamizar «Aulas Cruzadas, Ciências Partilhadas», um programa que visa proporcionar a troca de saberes entre as gerações e valorizar o papel do idoso e a experiência de vida acumulada.
O projeto, dirigido às escolas do ensino superior do concelho de Oliveira de Azeméis, consiste num conjunto de lições entre gerações nas quais os seniores levam aos jovens universitários conhecimentos históricos e sociais.
Em contrapartida os jovens trocam com os idosos conhecimentos sobre temas do seu interesse e futuro.
Neste âmbito, teve lugar no dia 30 de abril, na Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa, uma sessão dedicada ao tema «Plantas medicinais e aromáticas e seus benefícios para a saúde».
A aula, ministrada por Porfírio Arêde, representante no Conselho Municipal do Idoso da freguesia do Pinheiro da Bemposta, reuniu 80 participantes do 1º e 3º ano do curso de enfermagem.
Inserido no mesmo programa, um conjunto de seniores beneficiaram, no dia 02 de maio de uma formação sobre informática, internet e skype.
A iniciativa, promovida também em parceria com a Escola Superior Aveiro Norte, é uma forma de proporcionar a troca de saberes entre as gerações valorizando o papel do idoso e a experiência de vida acumulada.
A próxima ação acontece a 31 de maio, recaindo sob o tema «Demências e Alzheimer».
A sessão acontece na escola superior de enfermagem, pelas 15h00.