A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis (SCMOA) venceu 10ª edição do Prémio Drª Leonilda Aurora da Silva Matos com o projeto de voluntariado “Bem-Me-Quer”.
Trata-se de um projeto que visa a promoção da prática do Voluntariado em atividades e respostas desenvolvidas pela SCMOA tendo para tal, criado um gabinete do Voluntariado, com uma gestora interna que faz a articulação com o Centro Municipal de Voluntariado, colocando em prática a metodologia CADEI criada pelo Projeto VOAHR.
Em segundo lugar ficou o projeto “Folhas & Bichos”, apresentado pelo Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa e em terceiro lugar o projeto da Cerciaz “Enfermagem na Cerciaz”.
Os prémios foram entregues em cerimónia realizada na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral.
Como habitualmente, a cerimónia integrou a sessão plenária do Conselho Local de Ação Social (CLASOA), um órgão fundamental na articulação de respostas e recursos visando a promoção e o desenvolvimento social.
Instituído em 2011 como forma de homenagear esta benemérita, o prémio Drª Leonilda Silva Matos visa reconhecer entidades que desenvolvam boas práticas de combate à pobreza e à exclusão social e de promoção do desenvolvimento social.
Além da Santa Casa da Misericórdia, foram apresentadas mais cinco candidaturas, nomeadamente da Cerciaz, delegação de Cucujães da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa e Obra Social S. Martinho da Gândara.
Leonilda Aurora da Silva Matos nasceu a 16 de Março de 1918. Natural da freguesia de Válega, concelho de Ovar, esta benemérita tornou-se filha adotiva de Fajões tendo doado o terreno onde se ergue o Centro Social com o seu nome. Licenciou-se em Farmácia e além do fomento para a edificação do Centro Social, a Drª Leonilda Silva Matos, distinguida pelo Governo com o título de Comendadora, contribuiu, ao longo da sua vida, com avultadas verbas para os Bombeiros Voluntários de Fajões.