O voluntariado está presente nas políticas sociais empreendidas pelo executivo municipal.
A criação do Centro Municipal do Voluntariado (CMV) é um objetivo que está a ser concretizado visando articular de forma mais profunda, integrada e eficaz as ações e projetos em curso.
No sentido de corporizar o projeto, conferindo-lhe maior eficácia e dimensão através de uma maior capacitação de quem está envolvido neste setor, o município está a desenvolver ações de formação destinadas a pessoas interessadas em dedicar parte do seu tempo livre ao serviço do próximo.
Esta é a forma da autarquia e dos oliveirenses estarem na sociedade, apoiando instituições e serviços que promovem o bem-estar e melhor qualidade de vida.
A autarquia quer dar maior alcance ao voluntariado pela importância que este tem no quotidiano da sociedade oliveirense procurando, nesse sentido, adequá-lo a novos métodos e contextos da sua gestão.
A criação do CMV resulta desta visão estratégica procurando valorizar o trabalho de voluntariado, conciliar a oferta com a procura e sensibilizar as pessoas e instituições para esse trabalho gratuito, a pensar nos outros.
O Centro Municipal de Voluntariado visa criar condições, através de pessoas ou organizações públicas ou privadas, com as necessárias aptidões, para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento concelhio em setores vários desde o ambiente ao social, cultural e educacional.
O CMV disponibilizará, através dos seus recursos humanos e técnicos, informação, formação e outro tipo de apoio aos voluntários e instituições ligadas a esta temática.