A Câmara Municipal está consciente da dimensão do voluntariado na sociedade e da importância que assume no quotidiano das instituições e dos cidadãos e, por esse motivo, pretende reforçar a sua intervenção nesta área, para adequar-se aos novos modelos e contextos de gestão do trabalho voluntário.
Com o objetivo de promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e organizações o Centro Municipal de Voluntariado de Oliveira de Azeméis pretende formar pessoas interessadas em exercer voluntariado e de organizações com interesse em as acolher, promovendo ações de formação para voluntários.
Os interessados em voluntariado podem submeter a sua candidatura até 11 de outubro aqui.
Neste sentido, e após a assinatura do acordo de cooperação que viabiliza a implementação do projeto de voluntariado VOAHR no concelho, pretende-se através de ações de capacitação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente, abrangente e profissional.
A organização é do Município e da Escola de Voluntariado Pista Mágica e a formação irá decorrer na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro no dia 19 de outubro, das 9h30 às 18h30.
Sublinhando que o voluntariado "é a verdadeira escola de cidadania, complemento à formação académica, não só pelos princípios e valores que difunde, mas também pelas competências sociais e técnicas que confere", o autarca concluiu que é exigido à rede social e ao Município um apoio inequívoco nesta matéria.