A Câmara Municipal assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com a distinção de entidades que contribuíram ao longo do último ano com melhorias de acesso a deficientes ou a sua integração no mercado de trabalho.
A iniciativa contou com um Torneio Municipal de Boccia e um espetáculo de Marionetas “Casa da Àrvore – a inclusão nas nossas mãos”, seguindo-se a entrega do Prémio de Mérito de Integração das Pessoas com Deficiência e Diplomas de Reconhecimento às Empresas do concelho de Oliveira de Azeméis como um instrumento indutor de reconhecimento de boas práticas, distinguindo as organizações que em cada ano se destacam pela integração profissional efetiva de pessoas com deficiência e motor de incentivo a mudança de atitudes. Foram distinguidas com o Prémio a empresa Afer Fute, fábrica de utilidades de tubo, Lda. – Cesar, Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis e Associação de Solidariedade Social de Loureiro.
A data serviu ainda para atribuição do Selo “Azeméis Integra”, medida que visa reconhecer e referenciar os equipamentos/estabelecimentos que estão adotados de condições de acessibilidade, constituindo um incentivo à eliminação de obstáculos/barreiras arquitectónicas. Foram reconhecidas a Biblioteca de Cucujães e o atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Foi também entregue o Prémio do Concurso “Sem Limites” dirigido a todas as entidades de ensino público e privado e destinado a promover uma educação mais inclusiva, eliminando barreiras sociais, comunicacionais, urbanísticas e arquitetónicas. Foram distinguidos o Centro Paroquial e Social St.º André de Macinhata da Seixa e a escola do Brejo (S. Martinho da Gândara) do Agrupamento de Escolas de Loureiro.
Segundo o vice-presidente da autarquia, Rui Luzes, “estas iniciativas pretendem mobilizar e sensibilizar os diferentes quadrantes sociais para o respeito dos direitos humanos e das pessoas com deficiência, em particular”.