A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) distinguiu a Câmara de Oliveira de Azeméis com o prémio “Viver em Igualdade”, um galardão bienal destinado a distinguir boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
O prémio foi entregue esta quarta-feira em Lisboa durante uma cerimónia presidida pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.
Esta é a segunda vez que a autarquia vence este prémio e a distinção vem reconhecer as ações e os projetos que o município tem implementado interna e externamente, assentes no Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social.
“Este prémio é o reconhecimento público do trabalho que temos realizado e a sua atribuição, pela segunda vez, dá-nos uma responsabilidade acrescida na procura de boas práticas organizacionais que combatam as desigualdades e as discriminações e promovam a participação cívica, a inclusão, a valorização e a qualificação”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
A integração da Igualdade de Género nas políticas municipais tem como objetivo elevar os valores do respeito e da tolerância e contribuir para a promoção de uma sociedade mais coesa eliminando estereótipos e preconceitos.
A conceção, concretização, monitorização e avaliação das medidas previstas no plano municipal está a cargo de um grupo interno de trabalho, multidisciplinar e plurissectorial.
As ações e medidas implementadas têm uma dupla vertente, uma interna e outra externa. No plano interno, o objetivo da autarquia é continuar a sensibilizar para a importância do bem-estar e motivação profissional dos trabalhadores como fator catalisador de melhoria na produtividade e na qualidade do serviço público prestado, através da valorização da imagem dos serviços, tornando-os exemplares no âmbito da igualdade e responsabilidade social.
No plano externo o objetivo é reforçar a atuação municipal em vários domínios procurando melhorar a qualidade de vida concelhia.