A biblioteca municipal Ferreira de Castro acolheu o I Congresso Internacional sobre Animais de Ajuda Social, uma iniciativa onde mais de uma centena de participantes trocaram conhecimentos, experiências e debateram questões importantes ligadas à formação, certificação e acompanhamento de cães e animais integrados em programas de terapia, educação e atividades assistidas por animais.
O evento, que permitiu a procura de mais e melhores respostas para melhorar o bem-estar dos beneficiários deste tipo de ajuda, foi promovido pela Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.
O debate interno entre pessoas e técnicos que trabalham com cães de assistência decorreu ao longo de dois dias sob a temática “Assistência e Intervenções Assistidas”.
O encontro internacional possibilitou aos participantes refletir sobre os procedimentos adequados, que garantam o bem-estar e qualidade de vida dos animais de ajuda social, bem como sensibilizar para os direitos e respeito pelos princípiosde normalização, personalização, individualização e bem-estar de pessoas com deficiência sensorial, mental, orgânica e motora, através da ajuda de animais devidamente educados e certificados para o efeito.
Criada em 2002, a Ânimas possui uma equipa multidisciplinar com o objetivo de aumentar o nível de independência e de auto estima de pessoas com deficiência através do recurso a cães de serviço. Além de ceder cães, desenvolve programas de intervenções assistidas por animais, realiza ações de formação e trabalhos de investigação científica.