A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, com o projeto “Casa Animada – Estimular. Divertir e Prevenir”, venceu a edição de 2017 do prémio Drª Leonilda da Silva Matos.
O premio, no valor de 10 mil euros, foi entregue no decorrer da sessão temática do Conselho Local de Ação Social de Oliveira de Azeméis (CLASOA) comemorativa do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A autarquia de Oliveira de Azeméis instituiu o prémio Drª Leonilda da Silva Matos em 2011 com o objetivo de distinguir entidades que desenvolvem respostas de combate à pobreza e à exclusão social e de promoção do desenvolvimento social.
O primeiro prémio do júri recaiu sobre o projeto “Casa Animada”, da Santa Casa da Misericórdia, mas foram ainda distinguidos o projeto “Cozinha da Avó – Saber com Saber”, do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta (2º lugar) e o projeto “Ocupar em Movimento”, da Cerciaz - Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (3º lugar).
Além da entrega do prémio, a reunião do CLASOA inclui o painel temático “A saúde como fator de desenvolvimento – apresentação de respostas concelhias na área da saúde mental”.