O Clube Sénior do Pinheiro da Bemposta foi o mais recente membro a juntar-se à Rede Concelhia de Clubes Seniores. A inauguração aconteceu no dia 8 de maio na biblioteca do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta.
Na sessão de abertura marcaram presença a vereadora responsável pela Ação Social, Gracinda Leal, e o presidente da União de Freguesias do Pinheiro Bemposta, Travanca e Palmaz, Armindo Nunes.
Ambos salientaram a importância da Rede e a necessidade de dar continuidade a projetos deste cariz, capazes de estimular o envelhecimento ativo e de desenvolver a partilha de conhecimentos e de recursos entre os vários clubes concelhios.
Do Clube Sénior desta freguesia fazem parte 34 pessoas, que todas as segundas feiras reúnem, entre as 14h00 e as 17h00, para aquilo que se pretenda que seja «um convívio salutar e aprazível», disse a vereadora da Ação Social.
De acordo com Gracinda Leal, «estes Clubes são espaços informais de encontro e partilha de saberes, que permitem o combate ao isolamento.
Para tal, a ginástica, ao abrigo do programa desportivo «Viver Melhor», é uma das atividades que faz parte destes encontros semanais.
De salientar que o Clube Sénior é fruto de um projeto de estágio em Gerontologia Social, realizado na Câmara Municipal, que, para além de envolver os seniores da freguesia em atividades sociais, desportivas, recreativas e culturais, tem também como finalidade, minorar o isolamento social e fomentar sentimentos de pertença, revalorização, autoestima e autonomia da pessoa idosa.