Seis centenas de idosos do concelho participaram nas XII Olimpíadas Seniores Intermunicipais promovidas pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
Pela primeira vez a iniciativa inserida no Dia Internacional do Idoso, juntou, no pavilhão professor António Costeira, seniores de todas as freguesias do concelho, a que se juntaram ainda idosos dos municípios de Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.
Segundo a vereadora Gracinda Leal, decorrente da adesão do município ao projeto nacional Não à Diabetes, “a autarquia quis, este ano, associar a iniciativa à prevenção da diabetes e alertar as pessoas para o problema”.
Antes do início dos jogos, as instituições presentes leram pequenas mensagens sobre a temática que irão ser compiladas em livro, segundo anunciou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
“Independentemente das taças e medalhas que serão atribuídas no final, todos vocês são vencedores porque aceitaram o desafio de participar”, referiu o autarca, sublinhando que “é um orgulho para o concelho ter seniores como estes, ativos e participativos”.
O presidente da câmara destacou o “exemplo” do trajeto de vida dos idosos que “venceram as dificuldades” e “o otimismo com que vivem o dia-a-dia”.
O autarca apelou para a importância dos idosos manterem atividade física mas considerou não menos importante que eles sejam felizes “porque isso também ajuda a combater as doenças e as dificuldades”.
“É fundamental que vocês sejam felizes”, afirmou Hermínio Loureiro antes de agraciar os três participantes mais idosos nas XII Olimpíadas, com idades entre os 98 e os 101 anos.