O nãoLUGAR, consubstancia a ação Capacita-te – Inclusão pela Arte, da Operação “Percursos com Sucesso, integrada no Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção PAOITI –AMP Sul.
É promovido pelo município de Oliveira de Azeméis e dirige-se a jovens, dos 15 aos 18 anos que o queiram integrar.
No passado dia 8 de fevereiro decorreu a apresentação pública do projeto nãoLUGAR, resultado de um trabalho de vários meses de agregação e construção com um grupo de jovens, dos 15 aos 18 anos de idade, que se entregaram ao propósito de experienciar, construir e partilhar manifestações de cultura desde dentro.
O objetivo do projeto é transformar o nãoLUGAR num espaço que espelhe a identidade dos seus participantes, um espaço concebido através de um processo de co-construção por jovens que partilham referências sociais semelhantes. Pretende-se que seja um local de experienciação e exploração através de mentoria, onde diferentes formas de arte e cultura são usadas como ferramentas para descobrir novos caminhos.
O local escolhido para este projeto é o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, um espaço cheio de simbolismo e identidade, mas que, fruto de vicissitudes várias, tem vindo a perder preponderância nas dinâmicas da comunidade – realidade que o projeto pretende reverter.
Ao dirigir este programa a jovens, a Câmara Municipal pretende dar visibilidade a uma faixa etária que atravessa, de forma especial, incertezas, dúvidas e sentimentos de não-pertença.
"Em algum momento ou fase da nossa vida, todos já vivemos ou nos sentimos em nãoLUGARes. Este projeto - integrado num maior em que pretendemos tocar e alavancar todas as faixas etárias - pretende realçar a importância das artes e, de uma forma mais ampla, da cultura na construção da identidade do indivíduo e da afirmação da sua personalidade. Para essa construção individual, é fundamental que nos sintamos integrados, que nos sintamos parte de um grupo/ de uma comunidade onde todos têm LUGAR”, refere a Vereadora Inês Lamego.