O Não Lugar, consubstancia a ação Capacita-te - Inclusão pela Arte, da Operação "Percursos com Sucesso, integrada no Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção PAOITI -AMP Sul. É promovido pelo município de Oliveira de Azeméis e coproduzido por 40 jovens, dos 15 aos 18 anos, que o queiram integrar.
Com esta ação pretende-se intervir junto de jovens que não se identificam com as respostas formais existentes, estando muitas vezes em processo de auto-exclusão por desafinidade.
Através do seu acesso livre a propostas e práticas culturais, pretende-se desenvolver sentimentos de pertença à cidade e aos seus espaços, promovendo competências intelectuais e criativas essenciais, que são fatores de cidadania e instrumentos reflexivos e críticos. É uma ação interdisciplinar, destacando-se como um conjunto de ações interligadas em quatro eixos principais (fotografia, música, artes plásticas, cinema), que potenciam valores positivos, conhecimentos e significados, com o objetivo de desenvolver, através de um processo contínuo, participativo, a criação de identidade e coesão social.
No passado dia 15 de janeiro, um conjunto de jovens ocupou o "seu" Quartel - salão do antigo Quartel do Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis - espaço emblemático da comunidade Oliveirense, que irá acolher todas as criações artísticas.
O Não Lugar, que se quer como um encontro, nasce da necessidade de ouvir, de organizar vozes, palavras, vontades e desafios e despejá-los num LUGAR. Esse espaço onde cabemos todos e em que a cultura irá servir como catalisador de todos os despojos, os restos, nãoLUGAR-indivíduo, nãoLUGAR-grupo, nãoLUGAR-espaço apontando para a transformação.
Veremos o território, a respirar e a sobreviver participando na sua própria criação com condições para este grupo de jovens sonharem.
Gastamos tempo para ganharmos tempo. LUGAR!
A aprrsentação pública do "não LUGAR" será no dia 8 de fevereiro, pelas 18h30 no antigo Quartel dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis.