Projeto “(A)voz com vós “do Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa vence o prémio Drª Leonilda Silva Matos
O Centro Social Cultural e Recreativo de Carregosa venceu a 13ª edição do Prémio Drª Leonilda Aurora da Silva Matos com o projeto “(A) voz com vós”.
Trata-se de um projeto que se destaca pela “capacidade de conectar gerações, de forma simples – através telefonemas quinzenais efetuados pelas crianças do CATL aos utentes do Serviço do Apoio Domiciliário – mas significativa, oferecendo benefícios emocionais, sociais e educacionais para todos os participantes. Ao envolver crianças, o projeto promove a troca de histórias e experiências, enriquecendo tanto as pessoas de idade maior como os mais jovens. Ensina valores essenciais como a empatia, o respeito e a solidariedade, desde uma idade jovem, o que é crucial para o desenvolvimento pessoal das crianças”. Apresenta relevância ao nível de impacto psicológico positivo e ser eficaz e inovador para combater a solidão e promover o bem-estar das pessoas de idade maior.
Em segundo lugar ficou o projeto “CVP +65 OAZ – Cuidar, Viver e Prevenir,” da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e em terceiro lugar o projeto “DAC – Doar, Alimentar e Cooperar” da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro.
Os prémios foram entregues em cerimónia realizada na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Como habitual, a cerimónia integrou a sessão plenária do Conselho Local de Ação Social (CLASOA), um órgão fundamental na articulação de respostas e recursos visando a promoção e o desenvolvimento social.
Instituído em 2011 como forma de homenagear esta benemérita, o prémio Drª Leonilda Silva Matos visa reconhecer entidades que desenvolvam boas práticas de combate à pobreza e à exclusão social e de promoção do desenvolvimento social.
Leonilda Aurora da Silva Matos nasceu a 16 de março de 1918. Natural da freguesia de Válega, concelho de Ovar, esta benemérita tornou-se filha adotiva de Fajões tendo doado o terreno onde se ergue o Centro Social com o seu nome. Licenciou-se em Farmácia e além do fomento para a edificação do Centro Social, a Drª Leonilda Silva Matos, distinguida pelo Governo com o título de Comendadora, contribuiu, ao longo da sua vida, com avultadas verbas para os Bombeiros Voluntários de Fajões.