Decorreram nas bibliotecas da sede do Agrupamento de Escolas de Loureiro e da Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, os espetáculos de marionetas “Casa da Árvore – a inclusão nas nossas mãos", integrados na Ação 2 do projeto “Normal é Ser Diferente” do PRR/PACD/PAOITI AMP Sul.
Participaram 215 crianças e 15 professores/as do 1.º e 2.º ano da EB do Curval, EB de Palmaz, EB da Areosa, EB do Brejo e EB da Alumieira, suscitando a realização de um debate temático/conclusões e avaliação no final de cada espetáculo, dinamizado pela atriz-marionetista Ângela Ribeiro em parceria com a Associação Salvador.
A ação, integrada no projeto ‘Normal é Ser Diferente’, abrange o pré-escolar e o 1.º ciclo (1.º e 2.º anos), envolvendo os cinco Agrupamentos de Escolas do concelho de Oliveira de Azeméis. Um dos eixos de intervenção do projeto passa por ações de sensibilização nas escolas em que, fazendo uso da vertente artística, se transmitem conceitos de inclusão e empatia.
‘Normal é Ser Diferente’ integra um conjunto diverso de ações com vista a desenvolver e incrementar uma intervenção integrada de maior impacto e eficácia na área da deficiência, potenciadora do desenvolvimento, inovação e inclusão dos grupos-alvo a que se destina, através de recursos especializados, respostas de qualidade atempadas e mecanismos de apoio eficazes.