Divulgar as acções e os projectos de âmbito social e de voluntariado e reflectir sobre temas ligados a várias áreas de intervenção são os princípios condutores da iniciativa «Azeméis é Social» que se realiza entre 17 e 23 de Outubro no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.
Os sete dias de iniciativas assentam no objectivo Participar, Inovar e (Des)Envolver, procurando ser um grande fórum de promoção das respostas sociais e, ao mesmo tempo, de reflexão e envolvimento activo dos agentes sociais e da sociedade tendo em vista uma acção mais eficaz e adequada aos novos desafios.
«Dividida em cinco áreas temáticas - município saudável, parceiro, maior, inclusivo e berço -, a edição visa reforçar a cooperação entre a comunidade e as instituições para melhor ultrapassarem os problemas», afirmou a responsável da acção social, Gracinda Leal.
Segundo a autarca, «pretende-se que todos os agentes envolvidos sintam a importância da sua acção nesta iniciativa».
A vereadora explica que «o objectivo é abrir caminhos para um concelho de azeméis mais solidário e mais justo, dando continuidade à aposta da autarquia na melhoria da qualidade de vida de todos os oliveirenses».
Gracinda Leal aproveita para destacar no dia 19 de Outubro, pelas 09h30, a reunião das plataformas supra concelhias do Baixo Vouga e Entre Douro e Vouga, uma instância de âmbito territorial centrada na discussão e concentração produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS).
No mesmo dia, pelas 21h00, o encontro «Responsabilidade social nas organizações - da teoria à prática», reúne empresas do concelho - Aspock, Ferpinta, Gestamp e Polisport - na partilha de boas práticas sociais.
Em destaque vão estar outras temáticas ligadas à inclusão, empreendedorismo, inovação, juventude, multiculturalidade, igualdade de direitos na família, voluntariado e promoção social dos idosos.
A edição 2011 do «Azeméis é Social» inclui, também uma mostra social e de voluntariado, exposições, espectáculos, workshops, seminários, debates, entrega de prémios de mérito social, espaços de solidariedade e saberes visando um desenvolvimento social mais integrador.