Oliveira de Azeméis tem um Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado. Numa fase experimental, o sistema será constituído por 30 bicicletas convencionais que estarão disponíveis em estações localizadas no Largo da República, Praça da Cidade, piscinas municipais e biblioteca municipal, entre as 09h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
Para obter o cartão de utilizador, os interessados devem proceder à sua inscrição presencial no Atendimento ao Munícipe ou online através do email [email protected]
Estarão igualmente disponíveis para empréstimo, capacetes e cadeirinhas de criança, gentilmente cedidos pela Polisport.
O projeto visa melhorar a mobilidade na cidade contribuindo, ao mesmo tempo, para a diminuição do ruído e da poluição sonora e para a melhoria da qualidade do ar através da redução de gases poluentes.
O Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado “vem aumentar o conjunto de medidas implementadas visando promover uma mobilidade urbana sustentável e hábitos de vida saudáveis com ganhos para o bem-estar e a saúde dos utilizadores”, refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim jorge.
Este projeto integra o plano de mobilidade suave “mob.te+”, um conjunto de medidas destinadas a incentivar os munícipes a andar a pé ou a recorrerem a meios de transporte suave.
Adotando uma perspetiva integrada entre transportes e mobilidade urbana e regional, segurança, ordenamento do território, ambiente, saúde, economia e inclusão social, o “mob.te+” engloba um conjunto de iniciativas que têm como objetivo a promoção da utilização de meios de transporte ecológicos, a mobilidade inclusiva, educação para a cidadania e criação de cidadãos sensibilizados para a questão da mobilidade sustentável.
Assim, estão previstas outras ações envolvendo o plano de mobilidade sustentável, tais como: a educação cívica rodoviária, a criação de zonas pedonais, o condicionamento da circulação automóvel, a eliminação de barreiras arquitetónicas, os circuitos urbanos e florestais e a ampliação do sistema de uso partilhado de bicicletas.
Regulamento de utilização disponível aqui