SECON
Regional Policies for supporting the Social Economy Enterprises
Políticas Regionais de suporte às empresas da Economia Social
A Europa está a viver mudanças tecnológicas, sociais e económicas sem precedentes, que deram origem a reestruturações do mercado de trabalho, precariedade laboral, desigualdades, mas também oportunidades e uma redefinição dos objetivos individuais e coletivos dos europeus. A importância da economia social para a economia europeia à luz da transição ecológica e no rescaldo da pandemia de COVID-19 é de extrema importância. Nesse sentido, o projeto “SECON- Economia social – Políticas Regionais de suporte às empresas da Economia Social” pretende desenvolver atividades de aprendizagem regionais e inter-regionais, elaboração de estudos e relatórios, promover o intercâmbio de conhecimento para apoiar as regiões participantes na melhoria dos instrumentos políticos relevantes e promover um ambiente propício para o crescimento da economia social.
O projeto SECON tem como principais objetivos:
- Sensibilizar e dar visibilidade à economia social junto dos consumidores interessados em comprar de forma mais responsável/local;
- Facilitar o acesso das empresas da Economia social a contratos públicos responsáveis e instrumentos de financiamento e oportunidades para apoiar a geração de receitas e levar à autossuficiência financeira
-- Fornecer apoio empresarial e oportunidades de capacitação para empresas da Economia social.
- Maximizar o contributo da economia social para a transição verde e digital;
- Impulsionar a inovação social regional;
O projeto é liderado pela Região do Peloponeso, na Grécia e tem como parceiros as seguintes instituições:
No que diz respeito ao Município de Oliveira de Azeméis, o objetivo principal é a criação do “Plano Municipal para a Inovação Social”. Pretende-se que seja um documento orientador para a promoção e para o desenvolvimento da inovação social no Município, tendo por base um processo colaborativo e de cocriação entre as entidades da economia social que atuam no concelho.
Pretende-se criar soluções inovadoras para os problemas sociais com o envolvimento e participação das várias entidades da economia social que atuam no município.
A expetativa relativamente a este projeto é beneficiar da experiência dos parceiros para a elaboração deste plano municipal para a inovação social.
O contrato de financiamento foi assinado entre a Autoridade de Gestão do Programa INTERREG Europe e o Líder do projeto no dia 16-02-2023 e vai ser assinado um acordo de parceria entre todos os parceiros para definição das regras e obrigações de cada parceiro.
O projeto teve início a 01-03-2023 e vai terminar a 31-05-2027.