Âmbito: Atividades de Enriquecimento Curricular nos JI e EB1
Intervenientes:
A concretização deste projeto resulta de um protocolo entre o Município de Oliveira de Azeméis (MOA) e a Associação de Xadrez de Aveiro (AXA) (Federação Portuguesa de Xadrez) bem como os agentes das escolas do 1.º ciclo.
Execução:
Gabinete de Gestão de Projetos da Divisão Municipal de Educação, professores/agentes dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo.
Objetivos:
A partir de atividades na área do “Xadrez” o projeto visa o desenvolvimento de competências ao nível intelectual, ao nível pessoal e de formação de caráter bem como fomentar a educação social e desportiva.
- Desenvolver a atenção, o poder de concentração, a criatividade e a imaginação;
- Potencializar a capacidade de raciocínio estratégico e lógico matemático;
- Melhorar a capacidade de análise sistemática dos problemas, valorizando com antecipação as vantagens e inconvenientes de uma decisão e responsabilizando-se pelos próprios atos;
- Desenvolver a autoestima e a capacidade de superação, aumentando o autocontrolo;
- Incutir o respeito pelas regras, leis das competições e normas de comportamento, levando a uma aceitação desportiva do resultado das competições, comportando-se corretamente perante a vitória ou a derrota e respeitando todos os intervenientes.
Desenvolvimento:
Através da AXA, a Divisão Municipal de Educação promove a formação dos professores/agentes das escolas na área do Xadrez.
Ainda respeitante ao mesmo protocolo, a AXA fornece ao MOA tabuleiros de Xadrez que são entregues às escolas para desenvolverem o Xadrez.
Nas escolas interessadas disponibilizaremos ainda acompanhamento semanal ou quinzenal de sessões de Xadrez.
No final do ano letivo, o MOA em conjunto com a AXA irão realizar um Encontro de Xadrez das escolas de Oliveira de Azeméis, onde se pretende colocar em contacto todos os elementos envolvidos no projeto, no sentido de proporcionar momentos agradáveis de convívio e de competição saudável, de forma a potenciar a motivação e as aprendizagens.