Ciclo de Sessões Temáticas de divulgação das Medidas Ativas de Emprego
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através dos seus Gabinetes de Inserção Profissional e Apoio ao Empresário, em colaboração com o Centro de Emprego e F.P. Entre Douro e Vouga, Serviço de Emprego de S. João da Madeira, realizou no dia 10 de dezembro, na Biblioteca Municipal, uma Sessão Temática de divulgação das Medidas Ativas de Emprego, com particular destaque para o conjunto integrado de medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência – MARCA INCLUSIVA; APOIO À INTEGRAÇÃO; EMPREGO APOIO; PRODUTOS DE APOIO; QUOTA DE EMPREGO, no âmbito da sua iniciativa municipal “Ciclo de Sessões Temáticas”.
A sessão de abertura, foi presidida pela Vereadora da Câmara Municipal, Inês Lamego, que destacou na sua intervenção, a importância desta iniciativa, promovida no âmbito do Programa Municipal de Comemorações do Dia Internacional da Pessoas com Deficiência e em estreita colaboração com o Serviço de Emprego de S. João da Madeira. Esta iniciativa “reafirma o compromisso conjunto de Oliveira de Azeméis com a promoção da inclusão, da empregabilidade e do desenvolvimento social e económico, premissas, também elas, plasmadas no Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social”.
Inês Lamego, reforçou, ainda, o papel do Executivo municipal no fomento do desenvolvimento económico do concelho, dando nota dos serviços e respostas municipais existentes, bem como o propósito de trabalhar com o objetivo de transformar Oliveira de Azeméis num dos melhores concelhos do País para Viver, Investir e Trabalhar.
Pelas técnicas do Serviço de Emprego, Anabela Martins e Célia Domingos, foi dado destaque a um conjunto integrado de medidas de apoio à qualificação e ao emprego, com especial atenção às políticas que promovem a integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Entre estas medidas, as iniciativas que compõem a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, os programas de Apoio à Integração, Emprego Apoio, Produtos de Apoio e a Quota de Emprego. Estes instrumentos serão peças-chave para assegurar que o desenvolvimento económico seja conduzido por princípios de justiça social e igualdade de oportunidades.
O programa incluiu, ainda, um momento simbólico e especial de reconhecimento público municipal às entidades com atividade concelhia pelas boas práticas de gestão inclusiva, designadamente em termos da integração profissional de pessoas com deficiência, abertura à realização ou participação em ações de qualificação ou estágios nesta área, boas práticas nos domínios das acessibilidades e de relacionamento com a comunidade, entre outras. Desde 2007, que a Câmara Municipal têm vindo a reconhecer o envolvimento e motivação das empresas e instituições Oliveirenses, e não só, na criação de melhores condições para a Integração profissional das pessoas com deficiência.
O ano de 2024 não foi exceção e, mais 13 entidades foram reconhecidas, incluíndo o próprio Município de Oliveira de Azeméis, a acrescer às 114 já inscritas na Bolsa de Empregabilidade, iniciativa que faz parte do projeto municipal ‘Integrar…mais’.
ENTIDADES RECONHECIDAS NA CERIMÓNIA:
EMPRESA DE TRANSPORTES ÁLVARO FIGUEIREDO S.A. |
CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE PINHEIRO DA BEMPOSTA |
FREGUESIA DE O. AZEMÉIS, RIBA-UL, UL, MACINHATA SEIXA, MADAI |
FREGUESIA DE NOGUEIRA DO CRAVO E PINDELO |
MENTEMOVIMENTO - ASSOCIAÇÃO PRO-SAUDE MENTAL DE ENTRE DOURO E VOUGA |
CLEMENTINA DA COSTA FERREIRA QUENTINHO |
ASSOC DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE LOUREIRO |
FACYLAR, UTILIDADES PARA O LAR, LDA. |
SÉRGIO SILVA - CONTABILIDADE E FISCALIDADE, LDA |
SANTRADE, LDA |
ESCOLA LIVRE DE AZEMEIS |
MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS |
CENTRO INFANTIL DE SÃO ROQUE |