O projeto Acelerar o Norte, uma iniciativa orientada para a promoção da transição digital das micro, pequenas e médias empresas dos setores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares no Norte de Portugal, já iniciou uma nova fase da implementação do projeto com a entrega de vouchers até 2 mil euros. Estes vouchers destinam-se aos empresários que procuram evoluir digitalmente os seus negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade, otimizar processos e melhorar a presença digital das suas marcas.
A iniciativa visa proporcionar às empresas os recursos necessários para adotar ferramentas e estratégias digitais, como a criação de websites, e-commerce, marketing digital, automação de processos e até capacitação em competências digitais.
Ao garantir este apoio financeiro a cerca de nove mil empresas da região, o projeto Acelerar o Norte pretende ajudar a superar as barreiras iniciais associadas aos custos de implementação destas soluções, promovendo o desenvolvimento sustentável e a modernização do negócio.
Para assegurar que a sua empresa beneficia deste apoio, o primeiro passo é manifestar o interesse em ser contactado pela equipa local do projeto, distribuída por 16 Aceleradoras de Comércio Digital em funcionamento nas 8 sub-regiões do norte do país. Pode fazê-lo no formulário disponível na página principal do site www.aceleraronorte.pt.
Em seguida, a equipa avaliará a maturidade digital do seu negócio – o ponto de partida – e definirá em conjunto consigo um plano de transição digital que atenda aos objetivos da sua empresa. Para responder a esse plano, são atribuídos vouchers que permitem aceder a serviços de um Catálogo de Serviços de Transição Digital.
Além do incentivo financeiro, os participantes do projeto contam ainda com acompanhamento de proximidade e workshops que visam orientar o uso eficaz dos recursos digitais. O objetivo central é que, com este apoio, as empresas da região norte possam ganhar competitividade no mercado nacional e internacional, alinhando-se às exigências de uma economia cada vez mais digital e conectada.