Tendo em mente a preciosidade que é a vida na Terra, é urgente abordar, em Educação Ambiental, os temas da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Esta pertinência é tanto maior atendendo a que estamos na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Com efeito, a manutenção da Biodiversidade é essencial para que possamos atingir um desenvolvimento harmonioso sem colocar em perigo a Biosfera. Como referiu a ex-comissária europeia do Ambiente, Margot Wallström, “A biodiversidade não é um luxo, é um pré-requisito para a vida”, sendo imprescindível não só às actividades económicas, mas acima de tudo, à sobrevivência da nossa própria espécie.
Já na Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento, os princípios 1 e 4 referem: “Os seres humanos estão no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza”; “Para se alcançar um desenvolvimento sustentável, a protecção do ambiente deve constituir uma parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada independentemente dele”.
Neste sentido, torna-se essencial conciliar as actividades humanas com a gestão e protecção da Natureza e da Biodiversidade.
É graças à biodiversidade que obtemos um grande leque de alimentos, medicamentos e muitas outras substâncias essenciais à nossa sobrevivência.
Contamos com a sua curiosidade para que possa descobrir, através do presente guia, que: A Biodiversidade é a Vida; A tua Vida é a Biodiversidade; A Biodiversidade és Tu.