Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável. A Terra é composta de 70% de água. A partir deste número, apenas 2,493% são de água doce.
Temos pouca água para o nosso consumo nos rios e lagos, sendo que a maior parte está nas calotes polares e aquíferos (água subterrânea)», disse Waverli.
O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países, na sua maioria europeus, e vários estudos têm sido realizados para tentar eliminar o problema.
A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os produtos industrializados precisam de água para serem produzidos, inclusive o dinheiro», afirmou o jornalista Roberto Haushahn, que teve a água como tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Previsões afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. A escassez de água vai acentuar os danos ambientais nos próximos 15 anos, segundo um relatório internacional sobre a água divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
A redução dos caudais dos rios, a crescente salinização dos estuários, o desaparecimento de peixes e plantas aquáticas e a diminuição dos sedimentos costeiros têm tendência a aumentar em muitas regiões do globo até 2020, afirmam os especialistas.
Estes problemas vão acentuar a perda de terrenos agrícolas, os riscos alimentares e a degradação das pescas, aumentando os perigos de subnutrição e doenças.
A agricultura é uma das principais preocupações ligadas à água, já que a procura de produtos agrícolas cresceu, a par da tendência de consumo de alimentos mais intensivos em termos de água, como a carne em vez dos vegetais, e a fruta em detrimento dos cereais.
O documento nota que a crescente procura por agricultura de regadio representa agora 70 por cento do consumo de água, dos quais apenas 30 por cento são devolvidos ao ambiente, enquanto no caso da indústria e do abastecimento público é devolvida cerca de 90 por cento da água usada.
O relatório critica também a falta de informação disponível já que muitos países desenvolvidos sabem pouco acerca dos seus recursos de água, sobretudo a nível dos aquíferos.
Água e saúde
Da mesma forma que a Terra, o corpo humano é composto em média de 70% de água. A quantidade recomendada para o consumo diário varia de pessoa para pessoa.
A ingestão de água deve ser de 30 mililitros por quilo. Uma pessoa de 70 quilos deve ingerir 2,1 litros de água, por exemplo», explicou o doutor João Marcos Rezende Mendes, médico cirurgião que actua na rede pública de saúde de São Paulo.
Além de consumida ao beber, a água está presente em alimentos como frutas, carnes, verduras, sopas, etc. Atitudes simples do dia-a-dia ajudam a evitar o desperdício de água.
Neste seguimento, a Divisão do Ambiente e Serviços Urbanos disponibiliza duas publicações «A Água no Ambiente» e «A Água com Saúde» que lhe dão a conhecer a importância de água para a vida do Planeta Terra.