O Dia Mundial da Terra, celebrado anualmente a 22 de Abril surgiu como um movimento universitário, tendo-se convertido num importante acontecimento educativo e informativo a nível mundial.
A criação de uma consciência comum e globalizante sobre todas as problemáticas ambientais e a necessidade da conservação da biodiversidade constituem os principais objetivos desta iniciativa.
Esta data é utilizada para avaliar os diversos problemas relacionados com o meio ambiente, desde, a contaminação do ar, da água e dos solos, à destruição de ecossistemas e ao esgotamento de recursos não renováveis. São igualmente discutidas as soluções que permitem eliminar os efeitos negativos das atividades humanas, que incluem, desde a reciclagem de materiais, à preservação de recursos naturais, à proibição na utilização de produtos químicos nocivos, ao fim da destruição de habitats fundamentais, como as florestas tropicais, e à proteção de espécies ameaçadas.
Neste âmbito, a Divisão Municipal de Ambiente e Conservação da Natureza divulga o conceito associado à criação de hortas verticais, em particular, nas freguesias urbanas do concelho de Oliveira de Azeméis. Com esta iniciativa, pretende-se promover a sensibilização para a prática da agricultura de subsistência, a par com o incentivo à reutilização de material reutilizável, do qual é exemplo as garrafas PET.