12 de abril: Dia Nacional do Ar
No dia 12 de abril de 2019, Portugal evocou, de forma pioneira, o Dia Nacional do Ar, instituído pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019, que foi percursor da campanha nacional “Por um país com bom ar”.
Correspondendo ao interesse crescente que as questões de poluição do ar têm vindo a assumir, reconhece-se premente alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal e maior motivação e compromisso com a proteção da qualidade do ar. Para alcançar este desígnio entendeu-se criar uma jornada anual para a dinamização de compromissos e iniciativas, mobilizando diferentes intervenientes para a desafio de preservação e melhoria da qualidade do ar atual e futura, envolvendo a comunidade no tema da comemoração escolhido dando visibilidade à importância da matéria e chamando a atenção para o direito, que é de todos, a “respirar um bom ar”.
O Dia Nacional do Ar, a 12 de abril, comemora-se pela 2.ª vez em 2020, com o tema “Bom Ar pela Saúde e Bem-estar”, centrando-se na componente da saúde, com a preocupação de salientar os efeitos que a fraca qualidade do ar provoca em termos de morbilidade e mortalidade humana e o que está ao alcance de cada um fazer para melhorar a qualidade do ar.
As medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do Coronavírus - COVID 19, levaram ao adiamento das comemorações do Dia Nacional do Ar, mas trouxeram também a uma nova realidade neste contexto, com a redução significativa do tráfego rodoviário, especialmente nos grandes aglomerados urbanos, com grandes impactes positivos em termos de qualidade do ar, que importa avaliar e continuar a monitorizar.
Foi recentemente desenvolvido pela Agência Europeia do Ambiente um visualizador da qualidade do ar, e acedido pelo site da Agência Europeia do Ambiente, onde pode consultar para cada cidade as percentagens de redução de concentrações de poluentes.
Apesar das melhorias significativas registadas nas últimas décadas, em Portugal a poluição do ar causa cerca de 6 mil mortes/ano, agrava problemas respiratórios e cardiovasculares, é responsável por dias de trabalho perdidos e contribui para elevados custos de saúde com grupos vulneráveis como crianças, asmáticos e idosos.
A promoção da melhoria da qualidade do ar por intermédio da alteração de comportamentos e pelo incentivo à implementação de medidas amigas do ambiente, tanto ao nível individual, como ao nível das organizações, com ações de curto prazo, mas também com ações continuadas ao longo do tempo são a chave para se caminhar para um país com boa qualidade do ar, o que motivou o lançamento da campanha de sensibilização “Por um País com Bom Ar”.
Esta campanha nacional, lançada em 2019, conta com cerca de 130 entidades parceiras, identificadas num microsite, aberto a toda a comunidade, e onde consta toda a informação e materiais de comunicação produzidos neste contexto.
Portugal continua a monitorizar e a disponibilizar ao público os dados das previsões, em tempo real medidos nas estações, avisos no site QUALAR e também na app QUALAR, disponível para IOS e Android.
Para mais informações consulte os links que disponibilizamos e para os/as mais novos/as aceda às atividades da Câmara Municipal em https://www.cm-oaz.pt/ambiente.351/ambiente_junior.1282/ar_junior.1290.html
Links a disponibilizar:
https://www.eea.europa.eu/themes/air/air-quality-and-covid19/air-quality-and-covid19