O que é o Recenseamento Agrícola (RA)?
O Recenseamento Agrícola é a recolha exaustiva de informação de dados que se destinam apenas a fins estatísticos, não podendo ser divulgados de forma individual.
O RA é dirigido a todos os produtores agrícolas existentes no território nacional a quem é pedido para colaborem ativamente, facultando toda a informação necessária ao preenchimento dos questionários. Os questionários são realizados presencialmente por entrevistadores do Instituto Nacional de Estatística, devidamente identificados com coletes próprios, os quais estão habilitados a prestar todos os esclarecimentos necessários às questões colocadas. A resposta aos inquéritos do INE é obrigatória e confidencial (Lei 22/2008, de 13 de Maio).
Quando se realiza o RA?
Este inquérito nacional realiza-se de 10 em 10 anos. Esta edição decorre de outubro de 2019 a maio de 2020, sendo todos os produtores agrícolas inquiridos durante este período. Caso isso não aconteça, o produtor deverá contactar os serviços responsáveis, através do Nº verde: 800 10 2019.
Porque se realiza o RA?
O Recenseamento Agrícola tem como objetivo obter informação atualizada sobre as atividades agrícolas existentes e como estas se estruturam, do ponto de vista económico, social e ambiental, de modo a responder às necessidades estatísticas nacionais e internacionais (FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação e UE – União Europeia). Todos os diferentes países da UE estão sujeitos ao cumprimento de legislação comunitária própria, assegurando a existência de um mesmo enquadramento conceptual e metodológico, o que permite obter resultados harmonizados e comparáveis entre si. Assim, as principais variáveis a observar são: a dimensão das explorações agrícolas, a ocupação cultural, o número e categoria dos efetivos animais e a mão-de-obra agrícola.