A poluição sonora, é considerada uma das formas mais “recentes” de poluição, porque está muito relacionada com a grande concentração de pessoas, indústrias, veículos, meios de comunicação e outras fontes ruidosas que existem no meios urbanos.
Por ser um tipo de poluição impossível de ver, a poluição sonora muitas vezes passa despercebida, ou, então, as pessoas acabam por se acostumar ao barulho que as rodeia.
Assim, estamos sujeitos a problemas de saúde, como o stress e a insónia, e prejudicamos a audição, a concentração, podendo mesmo se perder capacidade auditiva, sem nos apercebermos dessas consequências.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode aguentar, sem que haja prejuízos, é de 65 dB (decibel).
Tente ser consciente do perigo do ruído e dos locais que frequenta hoje, e que lhe podem trazer, no futuro, uma surdez prematura.
Assim, devemos adotar medidas de precaução, como:
Sempre, que possível, baixar o volume do rádio ou da TV;
Procurar limitar o tempo de exposição a ruídos fortes;
Alternar uma atividade ruidosa com outra mais tranquila, para descansar os ouvidos;
Utilizar sistemas de proteção, como tampões ou algodão, quando sabemos que vamos estar expostos a ruídos elevados;
Ter, especial atenção, ao volume dos auriculares;
No caso de estarmos habitualmente expostos a ruídos elevados, devemos ir com regularidade a uma consulta da especialidade;
Se possível, escolher aparelhos e atividades que não impliquem uma ameaça para os ouvidos.
Preferir equipamentos domésticos e profissionais silenciosos e ao utilizá-los respeitar o descanso dos vizinhos;
Evitar ruídos desnecessários em casa;
Não realizar obras no interior da habitação fora dos dias e horários permitidos por lei;
Controlar o ruído provocado pelo escape do veículo motorizado;
Evitar o uso excessivo da buzina.
Tenha ainda em consideração o disposto no Regulamento Municipal de Ruído do Município de Oliveira de Azeméis, publicado a 05 de março de 2015.
O Núcleo de Competências de Ambiente e Conservação da Natureza preparou um conjunto de atividades que vão levar os mais pequenos a perceber o som que devem ouvir. Escute-nos com muita atenção…
Som Sim! Barulho Não!!!