Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, a escritora e historiadora oliveirense Teresa Cruz Tubby vai apresentar o seu novo livro «Portugal e a Grande Guerra: Participação dos Oficiais Oliveirenses», uma publicação da Seda Edições.
Teresa Cruz concluiu os estudos liceais, em Oliveira de Azeméis e obteve, também, um curso de contabilidade.
Dona de um temperamento inquieto e ávido de conhecimento, decide, em 1980, partir para a Inglaterra, constituindo família, trabalhando em várias atividades e ainda tendo tido tempo para cursar Arqueologia e Genealogia, entre outros.
Em 1999 colaborou na Revista Ul-Vária, Vol. IV, com um artigo intitulado «Quinta e casa da Botica». Entre 2004 e 2008 colaborou num jornal com artigos de História Local.
Lançou, em 2006, o livro «Banda de Música de S. João da Madeira, 1860-2005». Em coautoria: A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Cucujães, em 2012, 4 volumes de «Cucugianis», de 2015 a 2018 e «Banda de Angeja», em 2018.
Colabora nas revistas “Terras de Antuã”, de Estarreja e “Albergue”, de Albergaria.
Sinopse do livro:
Decorridos já 100 anos do fim da guerra, entre os Impérios Centrais e as Nações Aliadas, vem este livro identificar os Oficiais Oliveirenses que participaram no teatro de operações, no sector que lhes tido sido atribuído.
Oliveira de Azeméis viu dez dos seus filhos partir, numa viagem de incerteza, integrados em diversões batalhões. Todos eles regressaram, alguns foram hospitalizados, um feito prisioneiro, outro recebeu um louvor e ainda um outro uma medalha.
Este livro aborda, também, a organização médica e a aspetos da vida dos prisioneiros de guerra.