Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor nogueirense António Martins apresenta o seu livro «A casa COMUM», uma publicação da Chiado Editora.
Este livro é apresentado como um romance com «um misto de verdade e ficção», abordando problemas da sociedade contemporânea, constituindo-se como uma obra que põe à reflexão do leitor o seu lugar no mundo e o seu destino, no campo temporal e espiritual.
António Martins nasceu em 1935 em Nogueira do Cravo, freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. Exerceu atividade política no executivo autárquico no período entre 1993 e 2001, prestando apoio na elaboração de projetos para espaços públicos na freguesia. Foi cofundador, em 1984, da Associação «A NOZ» e do jornal com o mesmo nome um ano mais tarde, tendo ocupado o cargo de presidente da Associação e diretor do jornal entre 2005 e 2013.
António Martins formou também, em 2001, o Grupo de Danças e Cantares de Nogueira do Cravo, no qual se tem mantido como membro.
Presta particular atenção ao desenvolvimento cultural e à promoção da dignidade humana.
Sinopse do livro: Estaremos no fim de uma civilização que já não respeita os valores humanos e o verdadeiro sentido da vida? Com que fim terá sido criado o Universo e, nele, a vida do ser humano? O mistério da vida termina no túmulo ou haverá algo superior que nos transporta a outras dimensões? Estas e outras questões são postas à reflexão do leitor. Temas de agora e de sempre, que têm motivado a inteligência humana na descoberta do desconhecido, seja através da ciência ou da religião.
Esta é uma história romanceada, cheia de humanismo, que levanta questões pertinentes, intrigantes, ousadas por vezes. Uma história de alguém que, em determinada etapa da vida, encontra um chamamento que o projeta a uma dimensão transcendente, e transforma o modo de pensar e agir, no mundo das ideias. É o poder revolucionário da mente e da fé que podem transformar uma sociedade.