Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor António Costeira apresenta o seu livro «A Profecia».
A apresentação da obra deste autor oliveirense vai estar a cargo do Professor António Magalhães.
Sinopse do livro:
Centenas de anos de existência próspera e pacífica, estão ameaçados pela luta pelo poder entre dois dos mais poderosos Magos de Alagosadhar. É então que a esperança renasce quando Astrid dá corpo à milenar Profecia, quase caída no esquecimento:
“O inverno do mundo será longo. Um dia o Livro abrir-se-á e de um futuro distante virá o Guerreiro que o beijo dos deuses abençoou. Juntos trarão o equilíbrio perdido em Naur’Can”.
Biografia de António Costeira:
Filho de Professores do “Ensino Primário”, António Costeira nasceu em Angola a 12-04-1957 na cidade de Huambo, na altura Nova Lisboa.
Os seus pais foram os seus primeiros professores do ensino primário que terminou já em Portugal, na cidade do Porto, em 1967, para onde a família se mudou oriunda de Angola.
Em 1968, acompanhou a família para Coimbra, onde se encontra a morar até hoje e onde completou o ensino pré-universitário.
Ávido pela leitura, desde cedo mostrou aptidões literárias que deixou adormecidas pelas vicissitudes da vida. Viajou por mais de trinta países, alguns longínquos como a Austrália ou o Kénia, outros exóticos como a Tailândia ou históricos como Israel, alimentando o imaginário e a sua sede de escrita. Sentiu-se inspirado a escrever fantasia depois de ler o Senhor dos Anéis e mais recentemente Eragon, entre outros livros do género.
“A Profecia” é o seu primeiro romance com forte influência nos legados de J.R.R. Tolkien, não só pela fantasia criada pelo mestre, como na própria linguagem élfica por ele inventada, o Sindarin.