A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove no dia 20 de outubro a peça de teatro «O bom patife».
A iniciativa, que decorre no auditório da junta de freguesia da cidade no âmbito do Festival Nacional de Teatro, é organizada em parceria com o Grupo Oliveirense Teatro Amador GOTA.
O Bom Patife, estreia do autor, José Barros, no campo da dramaturgia, retrata a farsa levada a cabo por um Capitão, em finais do séc. XIX. A peça fotografa alguns instantâneos da época, expondo vícios e virtudes mais peculiares.
O Bom patife é um inédito, estreia do autor no campo da dramaturgia. A peça, estruturada num só ato, retrata a farsa levada a cabo por um capitão que, fazendo-se passar por defunto, engana a sua própria família durante as suas exéquias.
A ação desenrola-se na casa do famigerado Capitão, nos finais do séc. XIX, num período de grandes mudanças e convulsões políticas e sociais.
O caso atinge proporções alarmantes quando duas mulheres desconhecidas chegam para prestar as devidas honras fúnebres ao homem que sempre amaram em vida.
Novas revelações irão assombrar e abalar a família do Douro, que sempre tivera em boa conta o seu chefe de família, homem muito honrado e prezado nas redondezas, devido ao prestígio que gozava junto da comunidade.
Esta é a farsa que fotografa alguns dos seus vícios e virtudes mais peculiares.
O namoro à moda antiga, secreto e proibido, as desavenças familiares, a infidelidade conjugal e as suas implicações no seio da família, a religiosidade do mundo provinciano.