Até esta sexta-feira, 23 de Abril, está patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) a mostra documental sobre o escritor osselense Ferreira de Castro que, durante um ano, percorreu os vários agrupamentos de escolas do Município de Oliveira de Azeméis.
Trata-se de uma exposição de documentos em diversos suportes ou outro tipo de material que tenha sido produzido com base na vida e obra do autor d’ «A Selva».
Promovida pela BMC, a «Mostra Documental Ferreira de Castro» insere-se no programa «Abril Livros Mil» que tem por objectivo assinalar não só o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), mas também o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de Abril).
José Maria Ferreira de Castro nasceu em Oliveira de Azeméis em 1898 e faleceu no ano de 1974, com 76 anos de idade. Passou a sua juventude no Brasil para onde emigrou depois de completar os estudos primários. Já de regresso a Portugal, dedicou-se ao jornalismo, tendo sido redactor d’ «O Século» e director d’ «O Diabo».
Emigrante, homem do jornalismo, mas sobretudo ficcionista, é actualmente um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo.