Abril é dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância.
Uma iniciativa que pretende consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância. Todas as crianças são dignas de uma infância feliz e plena de harmonia, tanto em família como na escola. A segurança e o bem-estar das crianças é da responsabilidade de todos e nada justifique a violência, seja física, verbal ou psicológica.
Calendário dos Afetos - Aproveite o mês de abril para participar ativamente na vida do seu filho!
A Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude começa em casa e com pequenos gestos. A CPCJ de Oliveira de Azeméis desafia os Pais a dinamizarem com os seus filhos as atividades propostas no calendário e sugere que acrescentem a estas ideias alguns ingredientes especiais: Carinho, Amor, Alegria e Compreensão!
Consulte, em anexo, o calendário dos afetos 2019.
A história do laço azul
O Laço Azul teve origem nos Estados Unidos, no estado da Virgínia, em 1989.
Nesse ano, Bonnie W. Finney divulgou a história trágica dos maus-tratos aos seus netos. Para chamar a atenção e sobretudo suscitar questões, a avó atou à antena do seu carro uma fita azul, a cor das nódoas negras dos seus netos. A fita servia de mote para contar a história dramática e alertar para o problema dos maus-tratos na infância. Esse primeiro laço deu origem a um movimento que se tornou mundial.