Está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Paz: Um direito num mundo em conflito!».
Esta exposição, que pode ser visitada durante do mês de setembro, visa assinalar o Dia Internacional da Paz (21 de setembro) e, simultaneamente, divulgar o acervo documental da biblioteca sobre questões relacionadas com este tema, um sonho coletivo, um mundo sem guerras, sem conflitos originados por preconceitos ou disputas.
Dia Internacional da Paz (21 de Setembro)
A 21 de Setembro assinala-se o Dia Internacional da Paz, estabelecido em 1981, através da resolução 36/67 da Assembleia Geral das Nações Unidas, numa altura em que os efeitos da Segunda Guerra Mundial ainda se sentiam muito na vida das pessoas e nas relações entre os países.
O Dia Internacional da Paz foi proclamado como um dia de cessar-fogo, isto é, um dia para baixar as armas e dizer não à guerra. É um dia para lembrar o mundo de que precisamos de viver sem conflitos nem violência.
É importante não confundir o Dia Internacional da Paz com o Dia Mundial da Paz, este último celebrado todos os anos na data de 1º de janeiro, tendo sido uma criação vinculada ao catolicismo.