Para assinalar o Ano Internacional das Línguas Indígenas (2019), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Línguas Indígenas – Para preservar valores e conhecimento!».
Complementada por bibliografias de recursos documentais existentes na coleção da biblioteca municipal, esta exposição, que pode ser visitada durante do mês de janeiro, visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre as Línguas Indígenas.
Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019)
A UNESCO lançou um site exclusivo para o IYIL2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente existem cerca de 6 a 7 mil línguas indígenas no mundo, sendo que 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e apenas 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas indígenas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer num ritmo alarmante. Sem uma medida adequada para impedir esta situação, mais línguas irão perder-se, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da diversidade linguística em todo o mundo.
Sítio oficial do IYIL2019 (em inglês): https://en.iyil2019.org/