A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove mensalmente a exposição documental temática Biblio.Juv que tem como objetivo divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca.
Esta mostra, que é destinada a leitores dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos, reúne uma seleção de obras relacionadas com uma temática.
Para assinalar o Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro), está patente ao público, na secção infantojuvenil, a exposição “Desportos radicais: gosto de fazer escalada!”.
Dia Internacional das Montanhas (11 de dezembro):
Desde 11 de dezembro de 2003 que se comemora o Dia Internacional das Montanhas, instituído pelas Nações Unidas. A comemoração deste dia tem como fim a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.
As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna e flora, possuindo assim uma singularidade cultural. Como a sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar, devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas, a sua preservação é essencial para muitas espécies animais que nelas encontram um habitat natural.
Site oficial: http://www.fao.org/international-mountain-day/en/