A Galeria Municipal Tomás Costa acolhe, de 10 a 29 de dezembro, a exposição de pintura "Mana Timor" da artista Gabriela Carrascalão.
A sessão de abertura está agendada para o dia 10 de dezembro pelas 16 horas.
Biografia | Gabriela Carrascalão
Maria Gabriela Guterres Viegas Carrascalão Cid nasceu na Fazenda Algarve, em Timor-Leste a 29 de março de 1949.
Cedo começou a pintar como autodidata, tendo depois ingressado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde teve como professores, Mestre Escultor Lagoa Henriques, Mestre Hélder Neves, Mestre Clara Meneres e Mestre Gil Teixeira Lopes, entre outros.
Mais tarde, já na Austrália, formou-se em jornalismo pela Universidade de Wollongong em New South Wales, Austrália.
Como jornalista trabalhou na Rede de Radio e Televisão Publica Australiana, a SBS (Special Broadcasting Service). Com os seus trabalhos de jornalismo, contribui para que a SBS ganhasse em 1998 o prémio “United Nation Major Peace Award’ e em 1993 o prémio do dia da Austrália.
Em 2007 foi distinguida com o prémio americano “Knight Fellowship”, o primeiro ano em que o mesmo foi atribuído a um jornalista estrangeiro.
Em outubro de 2018 Foi distinguida com o Prémio da Lusofonia 2018 - Artes Plásticas (foi pelo Júri dos 8 países da CPLP “Declarada por Unanimidade, pelo seu trabalho constante e de qualidade superior desenvolvido na área das ARTES PLÁSTICAS, engrandecendo, assim o ideal da LUSOFONIA e da plenitude da cidadania portuguesa”).
Como pintora, desenvolveu um estilo muito próprio entre o impressionismo étnico, e a mestiçagem, o que lhe dá um perfil peculiar e único.
Influenciada pela luta do seu povo pela independência podemos dizer que a sua pintura reflete a alma de Timor-Leste numa arte para o mundo.
Os seus trabalhos foram prioritariamente expostos na Austrália, na Galeria Nacional de Victoria, e outras galerias do Estado de Victoria e New South Wales e em Timor-Leste.
O seu quadro “Why must one Pray for freedom” é um quadro itinerante, propriedade de Sr. Dodson e é hoje um exemplo vivo da arte ao serviço da solidariedade dos grandes ideais e das grandes causas.
Em outubro de 2018 foi galardoada com o “Premio da Lusofonia – em Artes Plásticas- artista plastic do ano 2018” com um voto unanime do júri representantes dos países da CPLP.
É casada com o compositor, poeta e músico José Cid e reside atualmente em Mogofores na sua Quinta do Cruzeiro onde pinta no seu atelier (que dá sobre uma varanda arte-nova rodeada de tílias seculares).
Horário Galeria Municipal Tomás Costa:
Segunda a sexta: 9h00 » 12h30 e 14h00 » 17h30
Sábado: 14h00 » 18h00